domingo, 6 de diciembre de 2009

civilização maia

A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o Período pré-clássico (2000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o Período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até achegada dos espanhóis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicassociedades do mundo.[1]

A civilização maia divide muitas características com outras civilizações da Mesoamérica, devido ao alto grau de interação e difusão cultural que caracteriza a região. Avanços como a escrita, epigrafia e ocalendário não se originaram com os maias; no entanto, sua civilização se desenvolveu plenamente. A influência dos Maias pode ser detectada em países como Honduras, Guatemala, El Salvador e na região central do México, há mais de 1000 km da área Maia. Muitas influências externas são encontrados na arte e arquitetura Maia, o que acredita-se ser resultado do intercâmbio comercial e cultural, em vez de conquista externa direta. Os povos maias nunca desapareceram, nem na época do declínio no Período Clássico, nem com a chegada dos conquistadores espanhóis e a subsequente colonização espanhola das Américas. Hoje, os maias e seus descendentes formam populações consideráveis em toda a área antiga maia e mantém um conjunto distinto de tradições e crenças que são o resultado da fusão das ideologiaspré-colombianas e pós-conquista (e estruturado pela aprovação quase total do catolicismo romano). Muitaslínguas maias continuam a ser falados como línguas primárias ainda hoje; o Rabinal Achí, uma obra literária na língua achi, declarada uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005.


[editar]
História


As evidências arqueológicas mostram que os maias começaram a edificar sua arquiteturacerimonial há 3000 anos. Entre os estudiosos, há um certo desacordo sobre os limites e diferenças entre a civilização maia e a cultura mesoamericana pré-clássica vizinha dos olmecas. Os olmecas e os maias antigos parecem ter-se influenciado mutuamente.

Os monumentos mais antigos consistem em simples montículos remanescentes de tumbas, precursoras das pirâmides erguidas mais tarde.

Eventualmente, a cultura olmeca ter-se-ia desvanecido depois de dispersar a sua influência napenínsula de Iucatã, na Guatemala e em outras regiões.

Os maias construíram as famosas cidades de Tikal, Palenque, Copán e Calakmul, e tambémDos Pilas, Uaxactún, Altún Ha, e muitos outros centros habitacionais na área. Jamais chegaram a desenvolver um império embora algumas cidades-estado independentes tenham formado ligas temporárias, associações e mesmo rápidos períodos de suserania. Os monumentos mais notáveis são as pirâmides que construíram em seus centros religiosos, junto aos palácios de seus governantes. Outros restos arqueológicos muito importantes são as chamadas estelas (os maias as chamam de tetún, ou "três pedras"), monolitos de proporções consideráveis que descrevem os governantes da época, sua genealogia, seus feitos de guerra e outros grandes eventos, gravados em caracteres hieroglíficos.

Os maias tinham economia preponderantemente agrícola embora praticassem ativamente o comércio em toda a Mesoamérica e possivelmente para além desta. Entre os principais produtos do comércio estavam o jade, o cacau, o sal e a obsidiana.

[editar]Decadência

Nos séculos VIII e IX a cultura maia clássica entrou em decadência, abandonando a maioria das grandes cidades e as terras baixas centrais. A guerra, doenças, inundações e longas secas, ou ainda a combinação destes fatores são freqüentemente sugeridos como os motivos da decadência.

Existem evidências de uma era final em que a violência se expandia: cidades amplas e abertas foram então fortemente guarnecidas por muradas, às vezes visivelmente construídas às pressas. Teoriza-se também com revoltas sociais em que classes campesinas acabaram se revoltando contra a elite urbana nas terras baixas centrais.

Os estados maias pós-clássicos também continuaram prosperando nos altiplanos do sul. Um dos reinos maias desta área, Quiché, é o responsável pelo mais amplo e famoso trabalho de historiografia e mitologia maias, o "Popol Vuh".

maia tinha
635 x 349 - 71 KB - jpg
eq.uc.pt
Muitos templos
380 x 252 - 28 KB - jpg
pessoas.hsw.uol.com.br
Parecem os templos
377 x 379 - 147 KB - gif
flickr.com
EM SLIDES e TEMPLOS
430 x 323 - 23 KB - jpg
david25.vilabol.uol.com.br
budapest-templo-
480 x 346 - 105 KB - jpg
jovenlobo.wordpress.com
DESCOBERTA DE 11
399 x 299 - 29 KB - jpg
floreseversos.blogspot.com
Templos maias na
320 x 240 - 14 KB - jpg
lajareu.blogspot.com
Templo Maia.
576 x 768 - 273 KB - jpg
anjodeluz.com.br
Antigos templos
328 x 504 - 30 KB - jpg
noivasdeportugal.com
os templos da
400 x 300 - 12 KB - jpg
portalsaofrancisco.com.br
famosa Cidade Templo
240 x 180 - 24 KB - jpg
presentepravoce...
mesa imita un
400 x 290 - 31 KB - jpg
hypedesire...
Templo Maia de
447 x 261 - 15 KB - gif
de.ufpb.br
Down Town Matías
300 x 300 - 32 KB - jpg
diversica.com
El templo de San
300 x 400 - 28 KB - jpg
oaxaca-mio.com
Templo Maia
288 x 281 - 49 KB - gif
anjodeluz.com.br
El templo se
800 x 600 - 70 KB - jpg
anfrix.com
único templo
550 x 682 - 42 KB - jpg
anfrix.com
Templo San
268 x 400 - 20 KB - jpg
desdelolocal.gob.mx
Templo de San
309 x 450 - 39 KB - jpg
casaarnel.com.mx

No hay comentarios: